Nesta sexta-feira, dia 27 de maio, o texto do projeto de resolução foi publicado no site do Senado francês.
“O que nos chamamos de resolução é um procedimento constitucional que nos tínhamos apresentado na Comissão de assuntos europeus no Senado. Isto é um procedimento bastante longo que deverá passar por várias etapas. Ele será examinado no Senado em 8 de junho. Mas o que foi hoje agradável para nos é que está resolução que prevê a isenção das sanções contra a Rússia foi apoiada pelos quase todos membros da nossa comissão. Houve só um voto contra ele e uma pessoa que se abstive. O que foi especialmente surpreendente para mim é que os socialistas que apoiam o governo tinham votando sim à resolução. Quer dizer que isto não é o resultado final mas isto é uma boa obra por terminar, disse di Borgo.
“O presidente francês François Hollande tem que tomar esta resolução em consideração. Não é uma votação obrigatória, mas é um gesto político”, disse ele.
O projeto de resolução elaborado pelo senador Yves Pozzo di Borgo contém vários apelos por parte de políticos franceses para a atenuação das sanções contra a Rússia e informações sobre o prejuízos para a França e União Europeia por causa destas medidas.
Agora as sanções contra a Rússia estão prolongadas até o dia 15 de setembro e o governo da França junto com a Assembleia Suprema insistem na prolongação de sanções, enquanto surgem mais e mais apelos para a isenção delas.