"Nós não sabemos de onde este cachorro veio. Já apareceu há uma semana, agora ele de fato está vivendo aqui. Ele anda na rua e vai ter com os passageiros que chegam a Kamchatka.
De acordo com os voluntários que tomaram conta do cachorro, este foi deixado para trás pelo seu proprietário," disse o representante do aeroporto.
"O homem não tinha suficiente dinheiro para transportar o animal e não conseguiu obter os documentos veterinários necessários, de modo que não foi permitido ao cachorro entrar no avião. O dono viajou sem o seu amigo, que agora aguarda por seu retorno," acrescentou o representante.
"Камчатский Хатико" ждет хозяина в аэропорту.https://t.co/mTktp0JYAU #хатико
— Вести.Ru (@vesti_news) 28 мая 2016 г.
Фото: Камчатка-Информ pic.twitter.com/hmOb0SpsoW
Os funcionários do aeroporto dizem que o cachorro é muito simpático e tranquilo. Ele aceita alimentos de outras pessoas e prefere pratos de carne.
"As pessoas estão contanto umas às outros a história do cachorro nas redes sociais, na esperança de encontrar o seu dono. Mas até agora o dono não apareceu. No entanto, pessoas de todo o país estão nos ligando porque eles querem abrigar o cachorro," disse Marina Nikolenko, um voluntário da associação.
"Recentemente uma mulher da cidade russa de Irkutsk telefonou e disse que estava pronta a pagar todos os custos de transporte do cachorro. Também em Moscou, em um dos abrigos para animais, está em curso uma campanha para buscar fundos que são necessários para o transporte do animal".
No entanto, na península de Kamchatka ainda há esperança de encontrar o dono do cachorro. Se o homem for encontrado, os voluntários locais vão ajudar com os documentos necessários e pagarão todas despesas. A viagem do "Hachiko russo" para Moscou terá um custo cerca de 10 mil rublos.
O cachorro Hachiko se tornou um símbolo de fidelidade e lealdade no Japão. Por nove anos, Hachiko costumava vir para a estação de trem para aguardar o seu dono já morto. Em 1934 foi erguido um monumento dedicado ao cachorro fiel.