Arábia Saudita acusa Irã de interferir em questões internas do Iraque

© Sputnik / Kirill Kallinikov / Acessar o banco de imagensMinistro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir
Ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro saudita de Relações Exteriores, Adel Jubeir, afirmou neste domingo que o envio de unidades armadas xiitas iranianas ao Iraque para participar de operações militares ou se submeter a treinamento é inaceitável.

O chanceler saudita, Adel al-Jubeir, foi filmado durante a entrevista que concedeu à agÊncia AFP em 16 de fevereiro de 2016 - Sputnik Brasil
Arábia Saudita pretende proteger sua participação no mercado petrolífero
Anteriormente, na última semana, canais de notícias árabes divulgaram informações sobre suposta participação de oficiais militares de alta patente do Irã na libertação da cidade iraquiana de Fallujah, controlada pelo Daesh.

“O envio de unidades armadas xiitas iranianas ao Iraque é inaceitável tanto com convite (de autoridades iraquianas) ou sem”, disse Jubeir em uma entrevista coletiva ao lado de seu equivalente britânico, Philip Hammond.

Jubeir declarou também que o Irã deve tratar de seus problemas domésticos em vez de interferir nas questões internas de outras nações da região.

“O problema do Iraque são conflitos religiosos causados por interferência iraniana”, ressaltou o ministro. Jubeir também afirmou que a Arábia Saudita insiste na retirada de soldados iranianos do Iraque.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала