"Esperamos que o relatório tenha as mesmas avaliações, tal como foi divulgado no primeiro documento, o que significa que o cumprimento das condições do Plano de Ação Integral Conjunto pelo Irã decorre normalmente <…> isso significa que o documento, aprovado no último verão, é bastante eficaz", disse o diplomata.
De acordo com Voronkov, o relatório apresentado na semana passada será examinado pelo conselho de governadores de AIEA entre 6 e 10 de Junho.
O diplomata também observou que o documento mostra avanços significativos na implementação do Plano de Ação Integral Conjunto.
Voronkov confirmou ainda que existe o entendimento entre os membros do grupo de seis países, conhecidos como G5+1, sobre como continuar as negociações "para fazer aproximar o dia em que o país cumpre todas as condições e seja apresentada a conclusão final de ausência de atividades não autorizadas".
Iran's uranium stockpile stays within limit set by nuclear deal: IAEA https://t.co/TrIvjDLW1T pic.twitter.com/T6ASVhnZSq
— Reuters World (@ReutersWorld) 27 мая 2016 г.
As complicadas negociações culminaram com a adopção de um plano de ação conjunto, cuja aplicação eliminou as sanções económicas (introduzidas anteriormente contra o Irã pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, os EUA e a União Europeia) em troca de restrições a seu programa nuclear.
No final de fevereiro, a AIEA também afirmou que o Irã cumpriu suas obrigações decorrentes do acordo.