O evento cultural vai unir o passado e o presente das tradicionais festas portuguesas através da música, gastronomia, arte popular e literatura, agitando a Praça XV e o Paço Imperial no Centro do Rio.
Na música os destaques são: a banda pop Deolinda, o Jazz de Nicolas Krassik, a sanfona de Lucy Alves e o som do DJ MAM, um dos maiores nomes da cena carioca, que com suas batidas e remixes vai mostrar seu primeiro álbum autoral 'Sotaque Carregado Português'.
Na Gastronomia, além da degustação e venda de produtos e iguarias portuguesas, o premiado chef Alexandre Henriques vai promover um workshop de gastronomia portuguesa.
Na Arte Popular, o Paço Imperial vai receber a Exposição Cascata do Porto por José Carlos Fernandes, que demostra os hábitos e costumes populares de um povo e a Exposição Rio de Janeiro por Morrinho, com maquetes feitas a partir de pedaços de tijolos, mostrando a realidade das favelas do Rio e de seus moradores.
Na Literatura, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), mostra o Documentário 'Ba(p)tismo de Terra', inspirado em pedaços do livro Emigrantes do escritor Ferreira de Castro, e que conta seis histórias de sucesso da imigração portuguesa no Rio de Janeiro.
Para saber detalhes de toda a programação é só acessar o site do evento Santos Populares Portugueses.