O Senado da França fará uma votação sobre a proposta de flexibilização das sanções antirrussas em 8 de junho. De acordo com os legisladores franceses, o projeto de lei foi recebido com apoio quase unânime do Comitê do Senado para os Assuntos Europeus.
"[O Parlamento da Ucrânia] exorta o Senado francês a impedir a adoção de uma resolução que pode ser vista pela Federação Russa como o enfraquecimento da posição unificada da União Europeia relativamente à inaceitabilidade e condenação das ações ilegais de Moscou na arena internacional", afirma a parte ucraniana.
Em abril, a Assembleia Nacional, câmara baixa do Parlamento francês, apoiou uma resolução que apelava à suspensão das sanções impostas contra Moscou.
Os Estados Unidos, a União Europeia e alguns dos seus aliados impuseram várias rodadas de sanções sobre setores-chave da economia russa, bem como sobre indivíduos e entidades russas, devido à reunificação da Crimeia com a Rússia e às acusações ocidentais a respeito de uma suposta interferência de Moscou no conflito ucraniano — alegações que o Kremlin tem negado repetidamente.