“De acordo com o gráfico aprovado, o fim da construção do complexo de treinamento de cosmonautas está previsto para o ano de 2022. Toda a documentação de trabalho foi enviada para a organização executante do projeto. Este será um complexo moderno de treinamento para cosmonautas. Está previsto que, no caso de quaisquer situações inesperadas, se não conseguimos, por exemplo, transportar uma equipe após a aterrisagem para a base de recuperação, as medidas primarias possam ser realizadas com base neste complexo”, disse Lonchakov aos jornalistas.
Ele também acrescentou que o Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin não será transferido para qualquer outro lugar. “O complexo de treinamento no cosmódromo de Vostochny e o complexo no Zvezdny Gorodok (Cidade de Cosmonautas em português) são coisas diferentes, isso tem de ser entendido”, acrescentou Lonchakov.
O financiamento do novo projeto de construção será feito com recurso ao financiamento do novo Programa Espacial Federal da Rússia.
Segundo Lonchakov, a base de treinamento incluirá uma zona administrativa e de serviço, um complexo esportivo e residências para os cosmonautas. Nesta zona irão trabalhar cerca de 100 especialistas.