Pelo menos 20.000 crianças estão em perigo em Fallujah

© AP Photo / Hermann J. KnippertzO logo de UNICEF em Colônia, Alemanha, 5 de fevereiro de 2008
O logo de UNICEF em Colônia, Alemanha, 5 de fevereiro de 2008 - Sputnik Brasil
Nos siga no
De acordo com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pelo menos 20.000 crianças estão em perigo na cidade iraquiana de Fallujah, informou o site do organismo internacional nesta quarta-feira (1).

Fallujah é uma cidade sunita na província de Anbar no Iraque, em que o exército iraquiano cercou os bairros, controladas por militantes de Daesh.

"Pelo menos 20.000 crianças permanecem presas na cidade. Segundo os relatos divulgados, os alimentos e remédios estão acabando e tem falta da água potável. As crianças enfrentam o risco de recrutamento forçado e separação de suas famílias. As crianças que são recrutadas veem suas vidas comprometidas, porque elas são forçadas a transportar e usar armas, combatendo em uma guerra", diz o comunicado de Unicef.

A organização chamou "todos os lados do conflito a proteger as crianças em Fallujah, oferecer uma passagem segura para aqueles que desejam deixar a cidade e conceder as condições adequadas para os civis deslocados".

Militantes do Estado Islâmico em Fallujah, no Iraque - Sputnik Brasil
Daesh acossado no Iraque: Exército reconquista Fallujah
Fallujah se tornou um reduto do Daesh em 2014. Em 22 de maio, o governo iraquiano deslocou para a região pelo menos 20.000 soldados para combater os extremistas e avisou os moradores para abandonarem a cidade antes da operação. Relatórios recentes da mídia mostram que militantes do grupo Daesh começaram matar residentes que tentavam deixar a cidade.

Em 28 de maio, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) recebeu informações sobre mortes em Fallujah, segundo as quais centenas de famílias têm sido usadas como escudos humanos por militantes de Daesh.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала