O metro da Coreia do Norte foi aberto um ano antes da abertura do metrô de Seul, na Coreia do Sul. O primeiro trem foi posto em marcha em 6 de setembro de... 01.06.2016, Sputnik Brasil
O metro da Coreia do Norte foi aberto um ano antes da abertura do metrô de Seul, na Coreia do Sul. O primeiro trem foi posto em marcha em 6 de setembro de 1973, enquanto que na capital sul-coreana isso aconteceu em 1974.
O metrô da capital norte-coreana é o mais barato e um dos mais profundos do mundo. Várias estações parecem mais um museu do que a infraestrutura de um sistema de transporte.
Atualmente o sistema subterrâneo de Pyongyang conta com duas linhas: Hyoksin —'inovação' em sul-coreano— e Chollima —um cavalo mitológico capaz de viajar centenas de quilômetros em um dia—, que no total somam 17 estações.
Na foto: Passageiros em uma das estações de metrô.
O comprimento das vias férreas é relativamente pequeno, cerca de 22,5 km. As autoridades da cidade planejam construir uma linha adicional e novas estações nas linhas já existentes.
Na foto: Passageiros em uma das escadas rolantes das estações.
Existe uma certa semelhança entre o metro de Pyongyang e o de Moscou. E não é coincidência! O metrô da capital norte-coreana foi copiado de uma das estações do metrô moscovita da época de Stalin.
Na foto: Uma mulher lê um jornal no metrô de Pyongyang.
O metro de Pyongyang, tal como outros sistemas de metrô, foi construído não apenas como uma instalação civil, mas também para ser usado como abrigo antibombas em caso de guerra. É esta a razão por que tem uma profundidade tão grande, que chega a 110 metros abaixo da superfície da terra.
Na foto: Passageiros à espera de um trem em uma estação de metrô.
O metro da Coreia do Norte foi aberto um ano antes da abertura do metrô de Seul, na Coreia do Sul. O primeiro trem foi posto em marcha em 6 de setembro de 1973, enquanto que na capital sul-coreana isso aconteceu em 1974.
Na foto: Uma funcionária de uma das estações de metro em Pyongyang.
As paredes e as colunas nas estações estão decorados com mosaicos e figuras no estilo do realismo socialista. A maioria tem desenhos sobre a vida operária, figuras dos líderes e dos lugares mais bonitos do país.
Na foto: Mulheres vestidas com roupas tradicionais à espera de um trem em uma das estações.
Os trens no metrô de Pyongyang funcionam com um intervalo de alguns minutos. Nas horas de ponta, a frequência é maior - um comboio a cada um ou dois minutos.
De acordo com os dados disponíveis, o metrô norte-coreano transporta entre cerca de 300.000 e 700.000 passageiros diariamente, embora não haja números precisos.
Na foto: Soldados à espera de um trem no metrô.
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