Primeiro encarregado da apuração do caso, Alessandro Thiers é titular da DRCI – Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. Junto com ele, atuou a agora única titular do inquérito, a Dra. Cristiana Bento, titular da DCAV – Delegacia da Criança e Adolescente Vítima.
Denúncias da jovem e de sua então advogada, posteriormente destituída, de que o Dr. Alessandro Thiers havia se excedido com a jovem durante seu interrogatório, levaram o delegado-chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, a afastar Thiers do caso.
Ouvido por Sputnik Brasil, o Delegado Wladimir Reale, presidente da Adepol – Associação dos Delegados de Polícia do Rio de Janeiro, afirma não haver o que contestar na conduta do titular da DRCI:
“O Delegado Alessandro Thiers é um policial muito correto, experiente, e que já esteve, inclusive, à frente da Delegacia hoje comandada pela Dra. Cristiana Bento [a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima]. Particularmente, não considero que o Dr. Thiers tenha cometido qualquer irregularidade, e posso atestar que este policial age rigorosamente dentro da lei, obedecendo às normas legais. Agora, se a jovem tem algo a questionar sobre a conduta do Dr. Thiers, ou mesmo se a 23.ª Promotoria Criminal tem algo a reprovar em sua atuação, o caminho é este: pedir apuração por parte da Corregedoria. Da minha parte, volto a declarar, o Dr. Alessandro Thiers atuou nos rigores da lei.”
Ainda de acordo com o Dr. Wladimir Reale, há muitas questões a serem esclarecidas neste caso:
“A Dra. Cristiana Bento agiu muito bem quando disse que é preciso determinar com exatidão quantos homens estavam naquele pequeno quarto em que a jovem declarou ter sido violentada. A mim, parece muito estranho que um espaço tão pequeno tenha abrigado 33 homens, conforme a denúncia apresentada à Polícia pela adolescente. Então, se foi 1 só o autor do estupro, se foram 2, 10, 20 ou seja lá quantos forem os autores do crime, somente a Polícia e a Perícia poderão determinar com exatidão, após a competente análise dos fatos, exames técnicos e um minucioso trabalho de investigação. Há muitos fatos neste caso que necessitam de fundamentado esclarecimento.”