A situação é ainda mais incômoda tendo em conta as prévias declarações sobre o fato de este tipo de equipamento militar ter sido especialmente criado para atender aos padrões elevados da Aliança Atlântica.
A revelação foi feita durante os treinamentos Yavoriv que deveriam se tornar em mostra dos últimos desenvolvimentos dos engenheiros ucranianos na área de equipamentos militares. As tendas deveriam proteger os soldados de qualquer tipo de desgraças, mas com exceção, é claro, de algo tão simples como a chuva.
As novas tendas deveriam substituir as anteriores – de um modelo ainda soviético – e a mídia local da Ucrânia, juntamente com militares que faziam parte dos treinamentos, estavam divulgando todo tipo de mudanças “da nova era”.
"Tudo corria bem até ontem ter chovido. Chuva a sério. E as tendas começaram vazar [a água]. Em todo o polígono. Vazaram pelas costuras e pelo meio. Nós divertimo-nos a noite inteira salvando roupas e sacos-cama das enxurradas de água", escreveu um dos militares no Facebook.
O mesmo militar revelou que o exército gastou cerca de 1,6 mil de dólares (mais de 5,5 mil reais) com cada tenda. E no campo dele havia cerca de 500 tendas.