Financial Times: UE considera a implementação de sanções contra a Polônia

© REUTERS / Slawomir Kaminski/Agencja GazetaPresidente da Polônia, Andrzej Duda
Presidente da Polônia, Andrzej Duda - Sputnik Brasil
Nos siga no
A União Europeia fez uma advertência oficial à Polônia por causa da reforma do Tribunal Constitucional e agora está considerando a possibilidade de introdução de sanções contra o país, informou nesta quinta (2) o site Financial Times.

"Bruxelas deu uma avaliação negativa à observação do direito constitucional na Polónia, o que poderá resultar em introdução de sanções pela Comissão Europeia contra Varsóvia, caso esta aceite cancelar as controversas alterações à sua legislação", escreve o jornal.

O primeiro vice-presidente da Comissão Europeia disse que, embora nenhuma decisão sobre o assunto foi tomada. "Até agora, não conseguimos resolver as principais questões. Continuamos o diálogo, a discussão ainda está em andamento", afirmou ele.

Roman Polanski durante a 39ª cerimônia de entrega do prêmio César de melhor diretor, em 2014 - Sputnik Brasil
Polônia reabre processo de extradição do cineasta Roman Polanski para os EUA
Como observa o jornal, a crise constitucional começou na Polônia em dezembro com a chegada ao poder do partido "Lei e Justiça" liderado por Jaroslaw Kaczynski. No final de 2015, o presidente da Polônia Andrzej Duda aprovou alterações à lei sobre o Tribunal Constitucional, as quais, de acordo com o correspondente do FT, "paralisaram" seu trabalho.

A primeira-ministra polonesa Beata Szydlo afirmou na semana passada que estava confiante de que a resolução da crise seria encontrada sem intervenção da Comissão Europeia.

Bandeiras da União Europeia próximo ao edifício da Comissão Europeia, Bruxelas - Sputnik Brasil
Revolta? Polônia critica UE por esta se transformar em um 'Superestado'
O ministro das Relações Exteriores da Polônia Witold Waszczykowski, por sua vez, reiterou que a advertência da Comissão Europeia "não é obrigatória" para Varsóvia. Ele também acrescentou que ainda não tinha visto esse documento.

Segundo o FT, as "controvérsias" entre Bruxelas e Varsóvia têm sido muito discutidas ultimamente porque podem levar a um conflito nas relações entre a Europa e um dos membros orientais mais importantes da União, escreve o jornal.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала