Esta espécie também é frequentemente denominada de peixe humano, pela cor de sua pele, ou de salamandras brancas. Têm um corpo de 35 centímetros e vivem exclusivamente debaixo de água em cavernas no sul da Europa.
So cool! Olm eggs finally hatch in rare 'dragon' birth https://t.co/8wJOvZB4DL pic.twitter.com/qmFbhDMmG3
— Planet Green (@PlanetGreen) 2 июня 2016 г.
Ovos de proteus foram colocados em um aquário na gruta eslovena de Postojna e se desenvolveram desde janeiro. Cientistas observaram o processo através de uma câmera de infravermelhos.
O primeiro ovo se abriu na segunda-feira e o décimo na quarta-feira. É um caso excepcional porque fêmeas de proteus põem ovos somente uma vez em 6 ou 10 anos.
Proteus anguinus são animais incríveis: podem ficar sem comida por 10 anos e viver até os 100 anos de idade. Eles possuem um olfato muito desenvolvido que é necessário para estes animais para encontrar comida em total obscuridade.
Olm eggs
— CECHR (@CECHR_UoD) 2 июня 2016 г.
First two Slovenian 'dragons' emergehttps://t.co/oplb8I4A5i #biodiversity pic.twitter.com/IZZiKxfGON
Proteus são muito semelhantes a dragões e, no passado, residentes dos arredores do local em que habitam pensavam que eles eram verdadeiros dragões.
#Cave biologists inspect the olm eggs daily to ensure we are providing the best possible #environment! #EBAVOTE pic.twitter.com/YIYhN2apOs
— Postojna Cave (@PostojnaCave) 24 апреля 2016 г.
A lenda inventada pelo cientista esloveno Valvasor estava baseada no fato de as grutas se encherem muito de vez em quando por fumaça que, na opinião das pessoas do século XVII, pertenceria a dragões.
Apesar de os cientistas afirmarem que dragões não existem, os proteus continuam sendo animais únicos de gênero no nosso planeta.