“O secretário Carter e o ministro Nakatani decidiram se concentrar nas seguintes áreas: rever as práticas de implementação do SOFA em relação ao pessoal americano sob status SOFA, inclusive componentes civis; fortalecer o monitoramento do status SOFA do pessoal americano, inclusive componentes civis; e melhorar a educação e o treinamento do pessoal americano com status SOFA”, disse, em comunicado, o secretário de imprensa do Pentágono, Peter Cook.
Os dois oficiais confirmaram sua intenção de desenvolver essas medidas “na ocasião mais breve possível”, completou Cook.
No fim de meio, o ex-fuzileiro americano Kenneth Franklin foi preso por suspeita de esfaquear e estrangular uma mulher japonesa de 20 anos perto da Base Aérea americana de Kadena, em Okinawa. A mulher, Rina Shimabukuro, desapareceu no dia 28 de abril e foi encontrada em uma floresta.
Franklin supostamente admitiu ter cometido o homicídio. Pouco depois, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, declarou em uma entrevista coletiva conjunta ao lado do Presidente Barack Obama que o Japão implementaria novas medidas para proteger o povo de Okinawa.