Produzidos nos últimos 40 anos, a mostra apresenta cerca de 20 storyboards, entre eles o primeiro storyboard feito no Brasil, de autoria do pintor, ilustrador, jornalista argentino, naturalizado brasileiro Carybé, em 1953, para o filme 'O Cangaceiro', do diretor Lima Barreto.
Com curadoria de Hernani Heffner, a exposição está dividia em dois segmentos: “O storyboard no cinema brasileiro” e “O mestre Arturo Uranga”, um dos pioneiros dessa arte no Brasil.
Segundo Hernani Heffner, a exposição tem como objetivo mostrar a história, a diversidade e a arte dos storyboarders, especialmente no Brasil, através das mudanças na estética das peças.
“Os primeiros storyboards eram mais artísticos, há alguns feitos em aquarela, por exemplo, eram mais parecidos com obras de arte. Com o passar do tempo, a velocidade necessária para o diretor tomar decisões, tornou o desenho mais técnico, com marcações específicas”.
A Mostra 'Esboço de cinema – A arte do Storyboard', está aberta para visitação de terça a sexta, de 12h às 18h, e sábado, domingo e feriado, de 11h às 18h. O ingresso custa R$ 14, com direito a meia entrada.
A visitação é gratuita às quartas-feiras, a partir das 15h, e também para amigos do MAM e crianças até 12 anos.
Para saber outros detalhes da exposição acesse o site do MAM.