Antes, o site Motherboard escreveu que os dados dos usuários da rede VKontakte foram colocados à venda no segmento informal da Internet. De acordo com o portal, um hacker, chamado Peace, possui os nomes, e-mails, números de telefones e senhas dos usuários após a rede social ter sido hackeada entre 2011 e 2013.
Hacker gets hold of 100M accounts for @vkontakte, Russia's Facebook, and lists data for sale on dark web marketplace.https://t.co/sBORuHgtgL
— Christopher Miller (@ChristopherJM) 6 июня 2016 г.
"Estamos falando sobre a antiga base dos nomes dos usuários e senhas, que foram roubada no período de 2011 a 2012. Todos os usuários mencionados nela foram forçados a trocar os logins para acessar a página", disse o representante da rede social.
A empresa observou que os especialistas analisaram mais uma vez a base de dados e confirmaram que os hackers não possuem os dados atuais para acessar as páginas dos usuários.
A rede VKontakte também lembrou a inadmissibilidade de instalação de software não testado nos dispositivos eletrônicos e avisou os usuários de não usarem senhas simples.
A VKontakte é a maior rede social do segmento russo da Internet. Cerca de 65 milhões de usuários visitam a página VKontakte diariamente.