O ex-presidente citou a Petrobras e disse que seu governo foi responsável por aumentar o tamanho da empresa e de sua capacidade de pesquisa, com a descoberta do pré-sal.
“Nós decidimos que a descoberta do pré-sal não seria utilizada para fazer aquilo que outros países fizeram, criando a teoria da doença da vaca holandesa. Nós iríamos criar uma regulamentação, que o pré-sal seria o passaporte para o futuro deste país. Por isso, nós criamos o sistema de partilha, dizendo que o petróleo é do estado e do povo brasileiro, investindo em educação e ciência e tecnologia, para tirar o atraso deste país. Não foi fácil aprovar isso no Congresso, mas conseguimos. Assim que nós descobrimos o pré-sal, os americanos criaram a 4ª frota [naval, para o Atlântico Sul]. É importante que a gente tenha claro que os interesses contra nós são muitos”, disse Lula.
O ex-presidente também disse aos presentes que ainda era cedo para se falar nas eleições de 2018, mas frisou que os adversários tinham medo dele retornar como candidato.
A campanha “Se é público é para todos” está sendo organizada pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, com objetivo de se opor à privatização de empresas públicas nacionais.