A apresentação da cultura polonesa no Brasil é o primeiro grande projeto realizado pelo Instituto Adam Mickiewicz, atuando sob a marca Culture.pl, na América do Sul.
Com curadoria das polonesas Magda Kochanowska e Ewa Solarz, e do brasileiro Gabriel Patrocínio, a mostra reúne cartazes históricos e contemporâneos da Polônia e do Brasil, com o objetivo de justapor o clássico com o contemporâneo.
A mostra apresenta ainda produtos industriais contemporâneos considerados icônicos para o design da Polônia e do Brasil. Os produtos estão reunidos em cinco categorias: móveis, cerâmica, tradição, inovação e vidro, em torno das quais está construída a narração da exposição que cria um diálogo entre os designers dos dois países.
A exposição está aberta para visitação de terça a sexta, de 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. O ingresso custa R$ 14. As quartas-feiras, a entrada no museu é gratuita. Aos domingos, o ingresso família, para até 5 pessoas, custa R$ 14.
Depois do Rio, a exposição segue para o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, onde fica em cartaz de 1º a 27 de novembro.
Para saber outras informações acesse o site do MAM RJ.