A decisão vem da Federação Internacional do Tênis (ITF, na sigla em inglês), depois de uma substância proibida ter sido achado no sangue dela.
De acordo com as autoridades antidoping, Sharapova teria usado a droga chamada meldonium na edição de Australian Open do ano em curso.
A suspensão não começa hoje, senão um pouco para trás, em 26 de janeiro de 2016. De modo que restam à esportista cerca de um ano e meio de pausa.
Maria Sharapova acaba de comentar o assunto no su Facebook, afirmando que a ITF pedia quatro anos de suspensão, porém que o tribunal correspondente optou por reduzir a punição a dois anos. Quatro anos é pena padrão para violação consciente das regras da ITF.
Além disso, a tenista afirmou que irá recorrer da decisão do tribunal. "Eu não posso aceitar uma suspensão injustificadamente drástica de dois anos", ressaltou, prosseguindo para dizer que irá depor uma apelação no Tribunal Arbitral do Esporte.
Meldonium é uma droga bastante popular em todo o mundo, mas sobretudo na Rússia. O criador do remédio, da nacionalidade letã, afirma que meldonium é imprescindível para os atletas, sendo, principalmente, um complexo de vitaminas.