Donetsk pede reunião especial do grupo de contato ucraniano

© Sputnik / Sergey AverinUm carro que foi atingido por um disparo das Forças de Segurança ucranianas perto do ponto de passagem Elenovka na região de Donetsk
Um carro que foi atingido por um disparo das Forças de Segurança ucranianas perto do ponto de passagem Elenovka na região de Donetsk - Sputnik Brasil
Nos siga no
A autoproclamada República Popular de Donetsk convocou uma sessão especial do grupo de contato devido à atual situação em Donbass, anunciou o seu representante nas negociações de Minsk, Denis Pushilin, aos jornalistas na quinta-feira.

"Eu posso comparar a intensidade do bombardeio que ocorreu nesta noite com o de agosto do ano passado. O exército ucraniano apontou as peças de artilharia aos bairros residenciais das cidades de Donetsk, Yasynuvata e Makeevka. Para evitar uma escalada e para impedir os ataques da Ucrânia, a República Popular da Donetsk apelou ao representante especial da OSCE Martin Sajdik com a iniciativa de convocar uma reunião especial do Grupo de Contato na forma de videoconferência", disse Puschilin.

Sergei Lavrov durante a reunião das chancelarias russa e bielorrussa - Sputnik Brasil
Lavrov revela por que Rússia não reconhece a independência de Donetsk e Lugansk
Há já algum tempo que as repúblicas não reconhecidas de Donetsk e Lugansk voltaram a relatar violações maciças do cessar-fogo pelos militares ucranianos.

Em abril de 2014, Kiev lançou uma operação militar nas províncias de Donetsk e Lugansk para acabar com os focos de indignação que surgiram após o golpe de Estado ocorrido no país em fevereiro daquele ano. Segundo estimativas das Nações Unidas, as hostilidades provocaram ao menos 9.200 mortes e deixaram mais de 21 mil feridos até o momento, na maioria civis.

Apesar das tréguas acordadas, as duas partes em conflito continuam se acusando regularmente de violações do cessar-fogo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала