De acordo com o jornal, o problema está relacionado com as turbinas a gás produzidas pela empresa Rolls-Royce, que se desaceleram ao entrar nas águas mais quentes que as do Mar do Norte.
UK's new Type 45 destroyer engines cant handle warm water; carriers triple in price; even the new SSNs required mods https://t.co/HKRo9HzNVl
— Ravi (@Editor_Orbat) 7 июня 2016 г.
A deslocação desses navios para zonas de combate no Golfo Pérsico poderia ameaçar o contingente britânico por eles poderem ser facilmente atingidos por mísseis inimigos.
Atualmente, os quatro navios de guerra (com um valor de 1.455 milhões de dólares cada) têm essas falhas técnicas mencionadas. Um deles está fora da Europa, enquanto os outros três destróieres estão navegando em águas do Reino Unido.
De acordo com o jornal, para reparar estes navios são necessários pelo menos 10 milhões de libras (mais de 49 milhões de reais) por causa da necessidade de instalar geradores diesel adicionais.
A situação piorou quando dois ex-chefes da Marinha afirmaram que o serviço ficou sem dinheiro após a necessidade de manutenção dos destróieres que também adiará a realização de outros programas.
Lord West, almirante da Marinha britânica, afirmou que os futuros atrasos poderiam deixar a frota do pais "em estado extremamente inadequado" para cumprir suas tarefas.