Um outdoor de 114 metros quadrados da modelo da Victoria Secret, a brasileira Adriana Lina, posando de biquíni foi instalado diante do prédio da prefeitura de Munique, localizada na Praça Marienplatz, famoso ponto turístico da cidade.
O debate a respeito do anúncio ganhou destaque após o jornal alemão Süddeutsche Zeitung ter publicado uma matéria contando como turistas têm tirado selfies com a imagem, enquanto moradores, guias turísticos e o conselho municipal de equiparação entre os sexos registraram queixas contra o anúncio com a brasileira "seminua".
@AdrianaLima big press for you Sweety in the heart of Munich at Marienplatz! ;-) Mayor's office is not amused:-D pic.twitter.com/ZUQkZQLxGy
— Alex O (@aomunich) 8 de junho de 2016
A polêmica ocorre em meio ao debate sobre anúncios sexistas, que ganhou força com o projeto de lei do ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas, que pretende proibir propagandas que tratem homens e mulheres como objetos sexuais.
A prefeita de Munique, Christine Strobl, que vê a propaganda da janela do seu gabinete, comentou o anúncio:
"Já vi publicidades mais misóginas, mas comercial de biquíni num local símbolo da cidade não é bom. No entanto, até onde estou informada, não podemos fazer nada contra o anúncio".
O anúncio tem sido chamado por moradores da região de “machista” e “monstruoso”, segundo as informações publicadas no Süddeutsche Zeitung. No entanto, o a publicação destacou que que a empresa que comercializou o espaço seguiu todas as regras: eles não podem divulgar partidos políticos, pornografia ou imagens violentas, e o tamanho está dentro do que foi autorizado.