Financial Times: UE pretende estender sanções contra Rússia por mais meio ano

© Sputnik / Vladimir Sergeyev / Acessar o banco de imagensBandeiras da Rússia e União Europeia
Bandeiras da Rússia e União Europeia - Sputnik Brasil
Nos siga no
A União Europeia pretende estender as sanções contra a Rússia por mais seis meses, independente do fato de que nos últimos tempos tenha aumentado o número de países que apoia a flexibilização das medidas restritivas. É o que escreve a revista Financial Times, citando fontes diplomáticas do bloco europeu.

Os diplomatas temiam que a questão poderia dar origem a um confronto entre os países que pediam uma revisão das sanções, como a Itália, França, Hungria, Grécia, e aqueles que são a favor da prorrogação das medidas restritivas — Polônia e os países bálticos.

Senado da França - Sputnik Brasil
Senado francês pede atenuação das sanções contra a Rússia
No entanto, segundo as fontes em Bruxelas, os políticos europeus estão dispostos a estender as restrições, visto que os países "mais pacíficos" decidiram adiar a consideração de suas demandas para a cúpula da UE em dezembro deste ano. A decisão de alargar as sanções podem ser tomadas nas próximas duas semanas. 

As fontes diplomáticas observaram que a atenção dos políticos da União Europeia em grande parte está focada na crise migratória. 

Por isso, os apoiadores da normalização das relações com a Rússia por enquanto se abstém de fazer pressão nos outros países sobre as sanções. 

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, havia reconhecido que existe na UE uma crescente resistência à extensão das sanções contra a Rússia. "A posição comum sobre esta questão vai ser mais difícil de conseguir do que um ano atrás", concluiu.

As restrições impostas à Rússia expiram em 31 de julho. A decisão de alargar as medidas deve ser tomadas na reunião de cúpula da União Europeia em 28-29 de junho.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала