- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Assista: Dilma promete plebiscito, se voltar ao poder

© Elza Fiúza/Agência BrasilDilma entrevista
Dilma entrevista - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em conversa com o jornalista Luis Nassif, exibida na noite desta quinta-feira (9) pela TV Brasil, a presidenta Dilma Rousseff prometeu, se voltar ao poder, realizar um plebiscito sobre a necessidade de novas eleições presidenciais.

"Será necessário consultar a população para remontar um 'pacto' que vinha desde a Constituição de 1988 e foi rompido com o processo de impeachment”.

Dilma argumentou que a consulta deveria ser feita com o processo de impeachment derrubado e ela sendo reconduzida ao cargo.

Dilma NYT 2 - Sputnik Brasil
Dilma ao 'The New York Times': 'Eu incomodo os parasitas e vou continuar incomodando'
"Eu não acho possível fazer pacto nenhum com o governo Temer em exercício", disse a presidenta afastada. Segundo ela, a consulta popular seria a única forma de solucionar o impasse político no Brasil de hoje, com um Congresso controlado pelo deputado, também afastado, Eduardo Cunha. Segundo Dilma,  "o governo Temer é a síntese do que pensa e expressa claramente a pauta de Eduardo Cunha". 

Dilma aproveitou a entrevista para defender o sistema presidencialista contra as propostas de parlamentarismo. "Foi por meio do presidencialismo que o Brasil conseguiu uma maior modernidade e inclusão da sua população", afirmou. 

A presidenta também teceu críticas ao ministro interino das Relações Exteriores, José Serra, que sugeriu o fechamento de representações diplomáticas na África. "África terá cada vez mais importância; fechar embaixadas é ter visão minúscula de política externa", declarou Dilma.

Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Dilma acredita que pode retornar
O processo de impeachment contra Dilma Rousseff, segundo previsões da imprensa e do próprio senado, teve tramitar até meados de agosto, quando será decidida a sua permanência ou não no cargo. Os aliados da presidenta vêm tentando convencer, com certo sucesso, alguns senadores a votar contra o impeachment, acenando com a promessa de uma consulta popular.

 

Assista a entrevista na íntegra:

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала