Esta declaração foi feita por ex-funcionários da inteligência da Austrália que recentemente visitaram Moscou.
"A Austrália, tal como muitos outros países da região, tem intensas relações econômicas extremamente importantes com a China. Ao mesmo tempo, tem laços muito estreitos com os EUA na área da segurança. Ao mesmo tempo, a Austrália não quer ser demasiado dependente da China na área econômica e dos EUA – na segurança e tenta diversificar a cooperação nestas duas áreas. A Austrália é o único país do chamado mundo ocidental que tem uma cooperação desenvolvida com a China na área de segurança. Por exemplo, ao longo dos últimos anos realizamos exercícios conjuntos com Pequim".
"Há que dizer que, dentro de algum tempo, gostaríamos de diversificar a nossa cooperação econômica e de defesa com ajuda da Rússia".
Um outro membro da delegação, o professor convidado do Centro de Estudos Europeus da UNA, Kai Wilson, explicou o interesse crescente pela Rússia é determinado pelos seus êxitos no desenvolvimento das suas regiões orientais. A Austrália gostaria participar neste processo, que seria também vantajoso para si.