De acordo com a publicação, o novo esquema será proposto durante a Conferência das Comissões dos Assuntos da UE (COSAC), marcada para acontecer em Haia nos dias 13 e 14 de julho. A informação foi prestada ao jornal pelo senador francês do Partido Socialista Simon Syutur, um dos autores da resolução.
"A nova ideia consiste em um levantamento gradual de sanções. Antes, a UE exigia da Rússia o cumprimento total do Acordos de Minsk sobre o fim do conflito no leste da Ucrânia, prometendo em resposta a isso o cancelamento total das sanções econômicas. Nós propomos dividir esse processo em algumas etapas. Se a Rússia fizer avanços graduais, então as sanções deverão ser levantadas passo a passo, de acordo com essas mudanças" – disse Syutur.
Ainda de acordo com o senador, a discussão desse esquema deverá contar com a participação de Moscou, já que a proposta prevê que as sanções também sejam levantadas de forma mútua. O jornal diz ainda que o primeiro passo desse processo poderá se ser o levantamento de sanções adotadas pela UE contra parlamentares russos.