“Amanhã serão lançados o sportsleaks.com e o dopingleaks.com. Em diferentes idiomas. Para denúncias no esporte”, escreveu Seppelt no Twitter.
Fyi: Tomorrow https://t.co/IFUadN5602 + https://t.co/AwOHuV1q7K will be launched. In different languages. For whistleblowing in sports.
— Hajo Seppelt (@hajoseppelt) June 11, 2016
Na véspera, o canal ARD anunciou um novo documentário de Seppelt, “Showdown for Russia”, no qual o ex-chefe do laboratório antidoping de Moscou, Grigori Rodchenkov, acusa a assessoria do ministro do Esporte russo, Natalia Zhelanova, de haver destruído o potencial da RUSADA, a agência russa antidoping.
Rodchenkov afirma também que Zhelanova, junto o ministro do Esporte, Vitali Mutko, tentou influenciar o presidente da Agência Mundial Antidoping (WADA) a encerrar a investigação aberta contra a Rússia.
Em novembro de 2015, a WADA acusou a Rússia de violar o regulamento antidoping e recomendou à IAAF, federação internacional que controla o atletismo, que banisse atletas russos de várias competições, inclusive dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A participação russa nos Jogos Rio 2016 será decidida durante a reunião da IAAF em 17 de junho, em Viena.