A data que ainda comemora a abertura do período das festas juninas no Brasil, reunindo os apaixonados e aqueles que procuram por uma paixão com direito a casamento caipira.
De acordo com os historiadores, os festejos juninos recebiam o nome de Festa do Solstício de Verão, ou Festa da colheita. Foi só no século IV, quando o cristianismo tomou conta da Europa, que as festas foram incluídas ao calendário religioso.
O evento no Largo de São Francisco da Prainha conta com exposição de arte e artesanato, brincadeiras e gastronomia com quitutes feitos por comerciantes da região.
O Baile tem ainda programação cultural, com direito a apresentação de Marcelo Sau Rap e Hip Hop e de Ritmos Regionais da Amazônia, com o carimbó de Silvan Galvão. A entrada é gratuita.
No dia de Santo Antonio, também tem corrida pelas graças do Santo nas igrejas de todo o Brasil. Segundo a tradição é preciso ir à igreja, e pegar um pãozinho de Santo Antonio para garantir a fartura em casa e fazer o pedido para conseguir um grande amor.