Tal opinião é partilhada por mais de metade dos cidadãos da Itália (51%), e por 48% e 43%, respectivamente, dos respondentes na Alemanha e na França. Nos EUA só 29% dos americanos apoiam a revogação das sanções antirrussas. Os dados foram obtidos em resultado de uma enquete realizada pela empresa francesa de pesquisa IFop e pela britânica Populus a pedido da agência noticiosa e emissora Sputnik.
O país em que mais pessoas apoiam a prorrogação das sanções são os EUA. Respondendo à questão se "é preciso revogar ou prorrogar as sanções contra a Rússia em junho de 2016", 42% dos americanos apoiaram a prorrogação. Na Alemanha e França esta porcentagem foi de 31% e 29% respectivamente e na Itália, foi só 27%. O número daqueles que não tem opinião sobre a questão das sanções em relação à Rússia alcançou 21% na Alemanha, 22% na Itália, 28% na França e 29% nos EUA.
As sanções econômicas da UE em relação à Rússia foram introduzidas em 2014. A decisão final da UE sobre o prolongamento das sanções deve ser tomada até o fim de junho de 2016.
Nos EUA e Itália a enquete foi realizada pela empresa de pesquisa britânica Populus entre 15 e 21 de abril de 2016. Na França e Alemanha dos dados foram coletados pela IFop entre 14 e 18 de abril de 2016. Na enquete participaram 4.010 respondentes, nos EUA (1.002 pessoas), na Alemanha (989 pessoas), na França (1.008) e na Itália (1.011). A amostra é representativa da população por sexo, idade, geografia. O erro máximo da amostra não supera os 3,1% com a probabilidade de 95%.
O que é a Sputnik-Opinião?
Este projeto internacional de estudo da opinião pública começou em janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião (Sputnik.Polls) são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.