Há dois anos, o Brasil foi eliminado no Mundial do qual era anfitrião, ao perder por 7-1 com a Alemanha, e isso foi um choque para os seguidores, um vexame histórico. Agora o Brasil foi eliminado da Copa América logo na primeira fase, o que nunca acontecera desde 1987. As críticas atingiram mais o técnico, Dunga, do que os jogadores. Mas o principal alvo é o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, acusado pela justiça norte-americana de lavagem de dinheiro e fraude.
Depois de empatar com o Equador e golear o Haiti, bastava um empate contra o Peru para o Brasil garantir o primeiro lugar do Grupo B da Copa América. Mas perdeu, e com um gol de Raúl Ruidíaz, que tocou a bola com a mão. O árbitro da partida, o uruguaio Andrés Cunha, validou o gol depois de conversar com o seu assistente.
Ruidiaz and the handball that eliminated Brazil. #CopaAmerica pic.twitter.com/sP2HNaCIdO
— 8bit-Football.com (@8bitfootball) 13 июня 2016 г.
Dunga mostrou-se tranquilo quanto ao seu futuro e apontou o exemplo alemão: "Só tenho medo da morte. A Alemanha, de que se fala tanto, fez um trabalho de 14 anos, teve uma continuidade. Não se pode mudar permanentemente, querer alterar tudo com trabalho de um, dois anos. É preciso tempo, uma reconstrução, uma renovação, que estamos fazendo", frisou o técnico.
"Perdemos por uma situação que não é do futebol. O jogo era para ser 0-0, não entendemos porque o árbitro ficou conversando, ou com quem estava conversando", acrescentou Dunga.
Mas os jogadores não quiseram usar a arbitragem como desculpa. "É preciso ter calma, mas não muita calma. Precisamos de parar, pensar, rever. O Brasil foi eliminado na primeira fase, isso é inadmissível, temos que pensar o que fazer para melhorar. O torcedor não suporta mais", admitiu Dani Alves.
Dunga deve ser demitido nesta terça-feira após reunião na CBF https://t.co/ylwfTiIeEL pic.twitter.com/mg9wSRnSpz
— Esportiva (@gpesportiva) 14 июня 2016 г.
Mas a posição do técnico é insustentável. "Dunga é um problema e deve cair", opinou um dos comentaristas esportivos brasileiros, Juca Kfouri, acrescentando: "Só que o maior problema do futebol brasileiro nem é Dunga, mas a turma que tomou conta da CBF, capitaneada pelo Marco Polo que não viaja. Enquanto essa gente perdurar, perdurarão os problemas da seleção, que não tem mais Garrincha, Pelé, nem Romário, nem Ronaldo ou Rivaldo para resolver em campo. O 7-1 da Alemanha não foi suficiente. Depois do vexame na Copa América ainda falta mais um: ficar fora do Campeonato do Mundo de 2018 na Rússia. Se Marco Polo Del Nero e a sua turma permanecerem, não tenha dúvida, eles serão capazes disso".