Euro 2016: Quod licet britânicos, non licet russos

© AFP 2023 / PHILIPPE HUGUEN / Acessar o banco de imagensPolícia francesa na frente de torcedores ingleses em Lila
Polícia francesa na frente de torcedores ingleses em Lila - Sputnik Brasil
Nos siga no
Até o momento a UEFA não se pronunciou quanto a eventual desclassificação dos times inglês e galês depois do ataque de hooligans destes países contra torcedores russos na cidade de Lille, no norte da França. Nem as associações nacionais de futebol destes países foram multadas em 150 mil euros cada, tal como a russa foi.

No incidente parecido com os torcedores russos, que atacaram os ingleses depois de empate de 1:1 em Marselha no sábado passado (11), a UEFA optou por desclassificar, com pena suspensa, a equipe nacional da Rússia, condenando ainda a União Russa de Futebol a pagar multa.

Tatjana Boenisch e Nora Nikolic - Sputnik Brasil
Competição de esposas Euro 2016: Áustria vs Hungria
As autoridades da França, igualmente à UEFA, mostram-se imparciais e livres de preconceitos: depois de disseminar os atacantes ingleses com gás pimenta, nenhum deles foi levado a delegacia para verificação de documentos, nem teve sua carteira de identidade requerida a ser apresentada para polícia. Nem se falou sobre a expulsão dos agressores do país.

Entretanto, em resultado da briga em Lille foram detidos jornalistas russos que fazem cobertura da Euro 2016, depois de eles terem filmado o ataque de trinta hooligans ingleses e galeses contra cinco torcedores russos.

Devido a decisão da UEFA em relação à seleção russa, os torcedores do país estarão nos holofotes da imprensa que trabalha no evento. As autoridades esportistas russas têm criticado a postura da UEFA e não descartam a possibilidade de provocações contra os fãs russos, sendo isso o que na verdade ocorreu em Lille.

​Na véspera, o governo francês decidiu deportar um grupo de adeptos russos. O ônibus dos torcedores foi detido para registro em Mandelieu-la-Napoule, no sul da França.
As autoridades optaram por alojar os fãs num centro de acolhida temporário, para depois expulsá-los do país. A razão desta "medida de segurança" foi que eles "representam uma ameaça para a ordem pública" depois dos incidentes em Marselha.

Fã russo em Marselha - Sputnik Brasil
Grupo de torcedores russos é deportado por autoridades francesas

"Não nos dão água, nos deixaram presos no ônibus. Uma pessoa está passando mal. Chamaram a ambulância. Não nos deixam ir no banheiro…Faz 30 graus. Estão nos ameaçando com deportação, sendo que entre as pessoas ameaçadas têm algumas que não estavam no porto de Marselha no momento dos acontecimentos. Entre eles há mulheres…", informou Aleksandr Shprygin, presidente da União Russa de Torcedores.

© Sputnik / Vitaly PodvitskyOs episódios de violência acontecidos no jogo entre a Inglaterra e a Rússia no EURO 2016
Os episódios de violência acontecidos no jogo entre a Inglaterra e a Rússia no EURO 2016 - Sputnik Brasil
Os episódios de violência acontecidos no jogo entre a Inglaterra e a Rússia no EURO 2016

Hoje (15), 5.000 torcedores deverão chegar ao estádio de Lille para assistir ao jogo da Eurocopa entre as seleções da Rússia e Eslováquia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала