Anteriormente, o arquiteto-chefe da Crimeia tinha declarado que as autoridades da península tencionavam chegar ao nível federal com a proposta para o reconhecimento de Kerch como a cidade mais antiga da Federação da Rússia. Segundo ele, a cidade mais anciã da Rússia não é Derbente, que tem 2000 anos de idade, mas sim Kerch, com cerca de 2600-2700 anos de idade.
De acordo com ela, há todas as evidências necessárias para provar que Kerch é a cidade mais antiga do território do país. Uma grande conferência será realizada em agosto, no âmbito da qual os cientistas vão confirmar este fato. As autoridades da cidade já dispõem de todos os documentos, falta só uma parte burocrática.
"Queremos que com isso o mundo inteiro saiba que com o nosso regresso a Rússia envelheceu mais 600 anos", declarou Umrikhina.
Segundo ela, esta iniciativa foi discutida na reunião com o chefe do Governo russo, Dmitry Medvedev.
Kerch é uma cidade da Crimeia que fica situada na parte oriental da península. Hoje, na cidade existem inúmeros monumentos históricos e arquitetônicos pertencentes a épocas e culturas diferentes, que têm raízes no período anterior à nossa era.