"Estamos em completa prontidão de combate para responder rapidamente a possíveis provocações do inimigo nas águas da costa ocidental", diz o comunicado, citado pela agência de notícias Yonhap.
Os exercícios de três dias iniciaram-se na quinta e envolvem 20 navios de guerra. As manobras visam preparar os militares sul-coreanos para um possível cruzamento por parte da Coreia do Norte da fronteira marítima ocidental (linha de Limite Norte).
A Marinha da Coreia do Sul disparou tiros de aviso contra o barco de pesca e a embarcação de patrulha que atravessaram a fronteira marítima no Mar Amarelo. De acordo com os militares sul-coreanos, os navios da Coreia do Norte voltaram imediatamente ao norte.
Mais cedo neste mês, a Coreia do Norte acusou Seul de violação das suas águas territoriais e espaço aéreo, e de realizar missões de reconhecimento fora da fronteira marítima.
A Coreia do Norte ameaçou fazer frente às chamadas "provocações militares" de Seul.
Os países ainda permanecem formalmente em estado de guerra, visto que, depois da Guerra Coreana em 1950-1953, não assinaram qualquer tratado de paz.