O recente relatório dos funcionários da empresa Kaspersky Lab lista várias formas de ataques que podem ser realizados contra visitantes dos Jogos e aos que vão assistir a Olimpíada online. Entre as áreas onde os amadores de esportes podem se encontrar com ameaças potenciais, entre outros, são o processo de venda de ingressos na Internet, o uso de redes WiFi gratuitas no Rio, o uso de totens de carregamento de celulares e tabletes e o uso de caixas eletrônicos. Todas estas ameaças podem arruinar a sua estadia no Rio durante os Jogos.
Os especialistas da Kaspersky Lab afirmam que tais atividades também estão espalhadas pelas redes sociais como o Facebook, onde oferecem participação de um sorteio de ingressos gratuitos. O relatório destaca que agora é demasiadamente tarde comprar ingressos, os quais já estão esgotados.
Outro desafio para os que compraram os seus ingressos com antecedência e vão chegar ao Rio é o uso de totens de carregamento de celulares, que é uma coisa necessária para os que compartilham informações longe de casa. Há vários tipos de totens – com cabos, sem cabos mas com tomadas, inclusive de USB. Os especialistas da Kaspersky Lab afirmam que conectar a tais totens via USB não é seguro, os celulares podem ser atacados ou infectados. Os dados de visitantes do Rio 2016 podem ser colhidos e usados no interesse dos fraudadores. A melhor escolha é sempre levar seu cabo-carregador com você e não usar portas de USB de uso público.