Anteriormente, o jornalista do jornal The Guardian Owen Gibson disse no seu Twitter, que a IAAF irá manter a suspensão dos atletas russos.
IAAF will not lift suspension of Russian athletes ahead of Rio 2016 because they have failed to meet task force criteria, it is understood.
— Owen Gibson (@owen_g) 17 июня 2016 г.
"A IAAF [Associação Internacional de Federações Atléticas] não irá levantar a suspensão dos atletas russos antes do Rio 2016 porque eles falharam a corresponder aos critérios da força-tarefa, se compreende", diz o tuíte.
Comentando a decisão da IAAF sobre o afastamento de atletas russos, o Ministério do Esporte do país se pronunciou muito decepcionado por esse passo da organização.
"A votação do conselho da IAAF criou uma situação sem precedentes, impossibilitando os atletas russos da participação dos Jogos Olímpicos de 2016. O sonho de muitos atletas do nosso país foi arruinado pelo comportamento errado de esportistas, treinadores e especialistas específicos", diz o comunicado do Ministério.
"A parte russa fez todo o possível para recuperar a confiança da comunidade esportiva internacional nos nossos atletas, o que pode ser comprovado já pelo fato de o material biológico de nossos atletas passar pelo exame da Agência Antidoping Britânica (UKADA)", conclui o documento.