Os grupos militantes islâmicos em todo o mundo juraram fidelidade ao Daesh, que hoje afirma ter estabelecido "províncias" em 14 países, incluindo a Líbia. O Daesh é implacável, intransigente e totalmente fanático. Eles matam seus inimigos de maneira terrível e chamam isso de jihad. Mesmo com a crueldade desumana, os terroristas continuam recrutando recém-chegados de todas as partes do mundo.
"O Daesh é muito hábil em usar propaganda e outros instrumentos. Eles usam uma linguagem que os jovens reconhecem e caem sob seu feitiço", disse o diretor técnico para análise do Serviço de Segurança da Polícia da Noruega (PST), Jon Fitje Hoffmann, à emissora nacional norueguesa NRK.
As organizações terroristas usam a propaganda como instrumento há muito tempo. Mas o Daesh não são terroristas vulgares, apontou o diretor norueguês Stefan Faldbakken, nomeado para o Óscar.
"Eles usam toda a nossa cultura popular contra nós e ainda dizem 'morte à cultura ocidental.' Eles viram tudo de cabeça para baixo. Eu acho que isso é muito interessante do ponto de vista puramente artístico", disse ele.
"Eu gostaria de dividir aqueles vídeos em duas categorias. Por um lado, você tem aqueles vídeos alardes, que mostram como o Daesh venceu todos os seus adversários. Você pode ver os inimigos deles cavando sua própria sepultura e sendo executados. <…> A segunda categoria parece mais com vídeos de viagem, que mostram a sensação magnífica de viver no Estado islâmico", disse Faldbakken, apontando para o "Visite o Daesh" entre eles.
Além de vídeos, o Daesh usa jogos de computador para apelar ao público mais jovem, afirma o desenvolvedor de jogos norueguês, Jon Cato Lorentzen. Em particular, jogos de tiro são "aprimorados" de uma forma que lhes permite jogar como um soldado do Daesh.
"Eles usam jogos, porque é um lugar onde os jovens se encontram. Se você trabalha dentro do marketing e quer atingir um público específico, tente estar onde eles estão. Este é um mantra comum na indústria de publicidade", disse Lorentzen.
Outra característica do Daesh é que ele tem um grande número de seguidores que cresceram no Ocidente e, portanto, possuem conhecimentos de software, jogos e filmes, o que também é responsável por sua fluência nas redes sociais.
"Eles têm um número suficiente de pessoas que cresceram com jogos de vídeo, o Twitter, o Facebook e o Youtube, com toda a cultura de internet. Eles sabem muito bem como reagir e como criar um 'meme'", apontou Faldbakken.
O Daesh não hesitará em tomar lemas da cultura popular ocidental e as inverter para alcançar um impacto dramatúrgico e ideológico. Um exemplo deste inclui a transformação da sigla do lema YOLO (You Only Live Once – Você vive só uma vez) em YODO (Você só morre uma vez).