Páll Einarsson, professor de Geofísica da Universidade da Islândia, disse à agência de notícias Icelandic Visir que é preciso avisar a população e aos turistas para evitarem visitas ao vulcão, que atualmente é um dos destinos turísticos mais populares do país.
"O Hekla é um vulcão perigoso", diz Einarsson. "Nós podemos estar prestes a testemunhar um grande desastre quando a próxima erupção começar, se não formos cuidadosos", acrescentou.
#UYIceland16 fieldtrip pics from day 1 on the moss-covered lava of the volcano Hekla @YorkEnvironment #PhotoRippin pic.twitter.com/Qwp27NtvhZ
— David Rippin (@dmrippin) 4 июня 2016 г.
O especialista também expressou preocupação com o fato de que aviões comerciais atualmente voam diretamente sobre o vulcão.
"Há também cerca de 20 a 30 aviões cheios de passageiros voando bem por cima do Hekla todos os dias", advertiu o professor, afirmando que "este é um momento de risco que temos de levar a sério".
As leituras geofísicas no local indicam que a pressão do magma terá de ser aliviada em breve. Caso contrário, uma explosão pode ocorrer sem aviso prévio.
"O Hekla está pronto — a qualquer momento", concluiu Einarsson.