"Acho que não podemos levantar as sanções econômicas até que a Rússia mude seu comportamento. Acredito que exista um acordo mútuo sobre esta questão na UE", disse ele em entrevista à agência.
"Considerando que estas sanções serão prolongadas por um período de 6 meses, precisamos de uma discussão para compreender, no caso de alterações concretas da situação, que passo em frente da Rússia seria possível. Mas é preciso cumprir as condições, os russos e os ucranianos devem executar sua parte do trabalho no processo de implementação dos Acordos de Minsk", acrescentou ele.
Ainda antes, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha Frank-Walter Steinmeier tinha dito que a questão do levantamento gradual das sanções contra a Rússia pode ser estudada no caso de progresso no cumprimento dos Acordos de Minsk até o final de junho. O ministro das Relações Exteriores da Áustria Sebastian Kurz exortou a União Europeia a levantar gradualmente as sanções contra a Rússia em troca de cada fato de cumprimento dos Acordos de Minsk.