- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Região Serrana do Rio se prepara para a 27ª Bauernfest – a Festa do Colono Alemão

© ReproduçãoRegião Serrana do Rio se prepara para a 27ª Bauernfest – a Festa do Colono Alemão
Região Serrana do Rio se prepara para a 27ª Bauernfest – a Festa do Colono Alemão - Sputnik Brasil
Nos siga no
A cidade imperial de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro recebe de 24 de junho a 3 de julho, a 27ª edição da Bauernfest – A Festa do Colono Alemão, no Palácio de Cristal e arredores. A festa é realizada desde 1990, e é o segundo maior evento do gênero no Brasil.

Este ano, o Brasil celebra 192 anos de história de Imigração e Colonização Alemã no país. 

Em entrevista exclusiva para a Sputnik, a presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Drica Madeira falou sobre a importância do evento, pois conta um pouco da história da colonização na cidade de Petrópolis.

“Lembramos nesse momento, o quão importante foi para a nossa colonização os alemães e todo o conjunto germânico que esteve por aqui, na construção da nossa cidade, que foi uma cidade planejada.”

Drica Madeira comentou ainda uma característica da Bauernfest de ser chamada também como a Festa da Cerveja.

O Filme 'Tempos Modernos' de Charles Chaplin está na mostra. - Sputnik Brasil
Mostra no Rio reúne filmes que discutem o Cinema e a Política

“É uma característica alemã, não se pode negar, e com o passar dos anos passamos a dedicar muito espaço ao próprio cultivo dela, e a primeira cervejaria do país também aconteceu em Petrópolis. Porém, na verdade, nós contamos com a cerveja como um atrativo para o turista, mas para os petropolitanos de verdade, toda a colônia alemã se mobiliza muito para essa festa, em especial os grupos folclóricos, que fazem toda a parte cultural.”

Na programação para este ano, Drica Madeira explicou que além das atrações no Palácio de Cristal e arredores, a parte dedicada para as crianças, na Praça da Liberdade e a parte cultural com shows, danças e teatro,  a Bauernfest ganhou ainda o Mercado Germânico.

“Algumas famílias de tradição alemã e de descendência alemã vão fazer pães artesanais, geleias e outros produtos tradicionais e vão vender nesse mercado.”

Além do resgate cultural, Drica Madeira destaca que a Festa do Colono Alemão movimenta muito a econômica local. No ano passado o evento reuniu cerca de 250 mil visitantes e para este ano já está com 100% da rede hoteleira ocupada.

“Ano passado nós vendemos mais de 80 mil litros de chopp, mas de 7 toneladas de salsichão (comida típica alemã), além de mais de mil empregos gerados direta e indiretamente. São R$ 33 milhões a mais para a economia da cidade, mobilizando diversos segmentos.Nós aquecemos o comércio e a rede hoteleira também.”

Para saber toda a programação acesse o site da Prefeitura de Petrópolis.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала