Antes, uma série de mídias sírias e libanesas informaram que, no domingo (19), militares russos conseguiram tomar o controle do campo de petróleo As-Saura, que fica a 10 km da cidade estratégica de Tabka.
"Até ao momento, continuam os combates violentos na região do campo de petróleo. À noite, unidades do Exército sírio expulsaram os terroristas de As-Saura. Entretanto, de manhã, tiveram de se reagrupar por causa de um violento contra-ataque. Agora a jazida ainda não está reconquistada a 100%", disse a fonte.
Faz três semanas que o Exército sírio está realizando uma ofensiva no leste e no sul da província de Raqqa. A posição fortificada mais próxima do Daesh fica na cidade de Tabka, incluindo o aeródromo militar do mesmo nome. Combates violentos continuam a 10-20 km da cidade. A 50 km ao norte de Tabka fica a chamada capital do Daesh na Síria – Raqqa.
Paralelamente com as tropas governamentais, unidades curdas das Forças Democráticas da Síria estão atacando Raqqa. Eles recebem apoio da coalizão internacional liderada pelos EUA.