Cessão de ilhas do Mar Vermelho à Arábia Saudita é ilegal, diz Justiça do Egito

© Sputnik / Eduard Pesov / Acessar o banco de imagensCairo, Egito
Cairo, Egito - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Suprema Corte do Egito declarou ilegal a decisão do governo de ceder as ilhas de Tiran e Sanafir, no Mar Vermelho, para a Arábia Saudita, segundo informou o The Jerusalem Post nesta terça-feira (21).

Egito cede soberania de ilhas estratégicas à Arábia Saudita - Sputnik Brasil
Egito cede soberania de ilhas estratégicas à Arábia Saudita
No último dia 10 de abril, Cairo cedeu a Riad os dois territórios, considerados de grande importância geoestratégica, terminando assim uma longa disputa entre os dois países. A iniciativa do governo de Abdel Fattah al Sisi, entretanto, provocou múltiplos protestos no Egito.

A questão do controle destas ilhas desabitadas permaneceu em aberto durante décadas. A primeira delimitação da fronteira marítima entre os dois Estados foi realizada em 2010, reconhecendo a soberania da Arábia Saudita sobre as ilhas. Posteriormente, as partes começaram a discutir a questão da delimitação das águas marítimas. Nos últimos seis anos, foram realizadas mais de 10 rodadas de negociação e só um acordo de princípio foi alcançado em dezembro de 2015. Os membros da Comissão Técnica determinaram que as ilhas estão dentro das águas territoriais sauditas e, portanto, sob a jurisdição de Riad.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала