No último dia 10 de abril, Cairo cedeu a Riad os dois territórios, considerados de grande importância geoestratégica, terminando assim uma longa disputa entre os dois países. A iniciativa do governo de Abdel Fattah al Sisi, entretanto, provocou múltiplos protestos no Egito.
A questão do controle destas ilhas desabitadas permaneceu em aberto durante décadas. A primeira delimitação da fronteira marítima entre os dois Estados foi realizada em 2010, reconhecendo a soberania da Arábia Saudita sobre as ilhas. Posteriormente, as partes começaram a discutir a questão da delimitação das águas marítimas. Nos últimos seis anos, foram realizadas mais de 10 rodadas de negociação e só um acordo de princípio foi alcançado em dezembro de 2015. Os membros da Comissão Técnica determinaram que as ilhas estão dentro das águas territoriais sauditas e, portanto, sob a jurisdição de Riad.
Protesters are holding banners against Tiran and Sanfir's transformation #جمعة_الأرض #Egypt #ارحل #عواد_باع_أرضه pic.twitter.com/5o1bz0Dxcg
— حازم (@Hazem_Zanaty) 15 апреля 2016 г.