" [O piloto] Bertrand Piccard desembarcou em Sevilha, completando o primeiro voo de 70 horas a energia solar através do Atlântico" – diz o comunicado.
O avião partira de Nova York na segunda-feira (21), a sua última parada antes de viajar através do Oceano Atlântico.
O Solar Impulse 2, que utiliza somente a energia do sol, iniciou a sua viagem pelo mundo em Abu Dhabi, em 9 de março de 2015. O avião já visitou Omã (Muscat), a Índia (Varanasi), o Myanmar (Mandalay), a China (Chongqing e Nanjing) e o Japão (Nagoya). No início de julho chegou ao Havai, estabelecendo o mais longo recorde de voo sem escalas, de 120 horas. É relatado que durante este período as baterias se sobreaqueceram e ficaram inutilizadas.
By flying over the #Atlantic, I want to encourage society to manage the challenges of our time w/ #pioneering spirit pic.twitter.com/OP6ossfVA7
— Bertrand PICCARD (@bertrandpiccard) 23 июня 2016 г.
O Solar Impulse 2 foi apresentado ao público em abril de 2014 e, em junho, foi testado com sucesso. O peso da aeronave é 2,3 toneladas, a envergadura das asas — 72 metros, o avião tem 17,2 milhares painéis solares que produzem a energia para o funcionamento dos motores elétricos. A velocidade máxima da aeronave é de 140 km por hora.
.@bertrandpiccard lands in #Seville completing, in 70h, the 1st #Atlantic solar flight. What a thrill! #fut… https://t.co/ODLwseiND2
— SOLAR IMPULSE (@solarimpulse) 23 июня 2016 г.
O primeiro voo de longo curso de uma aeronave a energia solar foi realizado em abril de 2010.