Segundo várias fontes, o agressor permanecia barricado na sala do cinema Kinopolis, situada no shopping Rhein-Neckar-Zentrum. Cerca de 50 pessoas teriam sido feridas. Outras fontes, como a Reuters, enumeram 20 feridos. De acordo com os dados mais recentes, nenhum dos feridos teria sido atingido por bala, sendo todos atingidos pelo gás lacrimogêneo. A porta-voz da polícia alemã confirmou a morte do atirador e a ausência de feridos pelo tiroteio.
O atacante leva um disfarce.
#Viernheim: between 20 and 50 victims in #Viernheim shooting in #Germany (Darmstadter Echo)
— I.E.N. (@GoldenKrant) 23 июня 2016 г.
pic.twitter.com/xf2fSEcqGg
Testemunhas dizem que pessoas saem fora do local correndo e gritando.
O usuário do Twitter I.E.N. comenta que a polícia não deixa jornalistas se aproximarem do local, onde teria sido decretada "situação de ameaça".
#Viernheim: officials issued a news barrier, police say there is a "Threat Situation"
— I.E.N. (@GoldenKrant) 23 июня 2016 г.
pic.twitter.com/ByjCrZvhmQ
A revista alemã Focus, alegando o tablóide Bild, informa que há 25 feridos. O atirador teria sido capturado, conforme a publicação.
Fotos divulgadas na Internet sugerem que há atividade policial no local do incidente.
#Viernheim SEK Einsatz pic.twitter.com/zxVsKmTQTT
— Buddendorff (@buddendorf) 23 июня 2016 г.
Segundo as informações mais recentes, o ministro do Interior da Alemanha acaba de confirmar a morte do agressor no resultado da operação policial.
De acordo com o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ), uma das versões do crime sugere uma tentativa fracassada de roubo. Outras versões incluem motivação política ou ideológica. Porém, um internauta rejeitam qualquer versão sobre extremismo religioso:
Oh come off it #CNN. So far there is no indication whatsoever that this is either terrorism or radical Islam. #viernheim
— Leon Elsjan ofWipper (@LeonEoW) 23 июня 2016 г.
O Bild informa que as 25 pessoas feridas confirmadas não sofreram lesões graves, sendo atingidas tão só pelo gás lacrimogêneo usado pelos policiais.
Polícia rende homem armado que promoveu ataque a cinema na Alemanha https://t.co/OStNKqi45m #Germany #Alemanha pic.twitter.com/QVWBysxkjW
— O Popular (@jornal_opopular) 23 июня 2016 г.
O criminoso teria atirado 4 vezes, uma delas no ar.
Segundo os relatos mais recentes do canal americano NBC, a polícia de Nova York começou a reforçar segurança perto dos cinemas da cidade, depois do ataque alemão.