A pequena península também conhecida como "The Rock" (o Rochedo), com 30 mil habitantes e situado na costa meridional da Espanha, é território britânico ultramarino desde 1713 e o maior ponto de discórdia nas relações entre a Espanha e o Reino Unido.
“É uma mudança total de perspectiva, que abre novas possibilidades sobre Gibraltar que não se veem há muito tempo. Eu espero que a fórmula de soberania partilhada – para tudo ficar claro, com a bandeira espanhola sobre o Rochedo – está muito mais próxima de que antes”, disse.
O porta-voz do governo de Gibraltar se recusou a falar sobre o Brexit e se referiu às declarações anteriores sobre a rejeição da ideia de soberania partilhada por 99 por cento da população de Gibraltar em um referendo local realizado anteriormente.
Lembramos que Gibraltar votou a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia no referendo realizado na quinta-feira (23).
A maioria de pessoas que vivem em Gibraltar são cidadãos britânicos com passaportes britânicos, mas milhares de espanhóis cruzam a fronteira diariamente para trabalhar na península.
O premiê espanhol Mariano Rajoy disse, nesta sexta-feira (24), que o voto britânico a favor da saída da União Europeia não afetará os direitos daqueles trabalhadores espanhóis que, segundo ele, poderão se mover livremente entre os dois territórios.