- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Paratletas de ouro se preparam para brilhar no Rio de Janeiro

© Renato Sette Camara / Prefeitura do Rio / Acessar o banco de imagensMaria Lenk e Arena Rio
Maria Lenk e Arena Rio - Sputnik Brasil
Nos siga no
Faltando pouco mais de dois meses para as Paralimpíadas do Rio, os atletas mais conhecidos do Brasil entram em fase final de preparação para o mais disputado e emocionante evento esportivo do mundo. Se depender do histórico e da motivação dessas feras, os brasileiros não terão com o que se preocupar quanto às chances de ver o país brilhar no pódio.

Mais de 170 países membros do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) devem participar dos Jogos Rio 2016. A lista oficial de participantes será confirmada pouco antes do início do evento, quando termina a disputa pelas vagas.

Sétimo colocado no quadro geral de medalhas com 21 ouros, 14 pratas e 8 bronzes nas Paralimpíadas de Londres, o Brasil tem tudo para obter um desempenho ainda melhor neste ano. Para isso, conta com a experiência, a dedicação e o esforço de seus atletas, tanto os já consagrados como os estreantes. 

Na última semana, o vídeo “O Treino que Muda Opiniões”, que mostra atletas paralímpicos brasileiros se preparando para os Jogos, ganhou dois Leões de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes, na França. Lançado e viralizado nas redes sociais em setembro de 2015, o filme foi finalista em quatro categorias, conquistando prêmios em Mídia e Relações com a Imprensa. 

Além de Luciano "Montanha" Dantas, Vinícius Rodrigues e Lúcia Teixeira, que aparecem nas imagens que ganharam o mundo ao longo dos últimos meses, servindo de estímulo para atletas e torcedores, a delegação brasileira contará com outros nomes de peso nos Jogos do Rio, incluindo alguns recordistas das Paralimpíadas. 

O maior destaque, certamente, será Daniel Dias. Aos 28 anos, o nadador detém nada menos do que 15 medalhas, sendo 10 de ouro. Ele é considerado "o maior atleta paralímpico brasileiro da história", segundo palavras de Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). 

Outro ícone da natação, Clodoaldo Silva se prepara aos 37 anos para sua quinta e última participação em Paraolimpíadas. Dono de 13 medalhas, o Tubarão Paraolímpico faz parte do time das grandes apostas do Brasil para Rio 2016.

Com a mesma idade de Clodoaldo, a velocista Terezinha Guilhermina disputa no Rio a sua quarta edição de Paralimpíadas, na qual pretende conquistar três ouros nas quatro provas que deve disputar, aumentando ainda mais o seu cartel, que conta com seis medalhas. 

Evidentemente, essas são apenas algumas das celebridades da delegação brasileira que deverão marcar presença nos pódios das Paralimpíadas do Rio, onde, de 7 a 18 de setembro, todos os competidores, incluindo os estrangeiros, mostrarão ao mundo o valor do amor ao esporte.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала