A foto do peixe com dentes parecidos com os humanos, que foi apanhado pelo residente de Tula, foi publicado em redes sociais e teve repercussão. O próprio pesquisador e os internautas ficaram preocupados com o fato de o peixe poder ser perigoso para as pessoas. A publicação pareceu interessar as autoridades da associação Tulskie parki.
#Общество #Тула В пруду тульского парка завелись зубастые паку pic.twitter.com/RaZxPRhvDj
— Тимур Дикин (@DikinTima) 26 июня 2016 г.
"Vemos a foto em redes sociais. Com a ajuda de serviços correspondentes, contatamos com <…> [o pesquisador], o peixe foi retirado. Agora está esperando pelos estudos de especialistas. Segundo dados preliminares dos especialistas, este é um peixe herbívoro pacu que não coloca ameaça para os visitantes do parque. Este peixe pode ser comprado em qualquer loja zoológica", disse.
"O pequeno lago não corresponde às suas condições de habitação e é mais provável que não sobrevivesse o inverno. É um peixe de aquário. Seu comprimento, segundo eu sei, é de mais de 20 cm. Entretanto, na natureza ele pode atingir até 50 cm", afirmou Trunova.
O pacu é um peixe sul-americano que habita em água doce. Pode ser encontrado na maioria dos rios das bacias do Amazonas e Orinoco. O pacu tem origem comum com a famosa piranha, mas prefere comida vegetal.