Conselho de Segurança da ONU elege três novos membros não-permanentes

© AP Photo / Seth WenigConselho de Segurança da ONU
Conselho de Segurança da ONU - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu hoje (28) três novos membros não-permanentes para integrar o Conselho de Segurança da ONU no período de 2017 a 2018.

Conselho de Segurança da ONU - Sputnik Brasil
Rússia defende a admissão de novos membros permanentes no Conselho de Segurança da ONU
Bolívia, Etiópia e Suécia foram eleitos pelos 193 países-membros da Assembleia Geral com 183, 185 e 134 votos, respectivamente. 

De acordo com as regras da organização internacional, cada país precisa de mais de dois terços dos votos da Assembleia para ganhar um assento. Restam ainda dois lugares a atribuir, os quais serão disputados por Cazaquistão, Tailândia, Holanda e Itália.

O Conselho de Segurança é o único órgão da ONU capaz de adotar decisões obrigatórias para todos os 193 Estados-membros da instituição. Com a missão de zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional, pode inclusive autorizar intervenções militares para garantir a execução de suas resoluções. 

Além de 10 membros não-permanentes, eleitos a cada dois anos pela Assembleia Geral, o Conselho de Segurança é composto por 5 membros permanentes, a saber, Rússia, EUA, França, China e Reino Unido.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала