Marine Le Pen, líder do partido Frente Nacional (FN) francês, exigiu abandonar a Zona Schengen para garantir a segurança nacional da França.
"Exigimos abandonar imediatamente a [Zona] Schengen com vistas a garantir a segurança do nosso país", disse a líder da oposição francesa à emissora de rádio LCI.
Anteriormente Le Pen, que ainda exerce o mandato de deputada do parlamento europeu, afirmou que a França pode ter até mais razões para abandonar a UE do que o Reino Unido, pedindo a realização de um referendo igual ao britânico sobre a permanência do país na União Europeia. Entretanto, o presidente francês François Hollande pronunciou-se contra esta iniciativa.
Em 23 de junho de 2016, os cidadãos do Reino Unido votaram sobre a permanência ou a saída do país da União Europeia. Na madrugada do dia seguinte, o Brexit foi confirmado. Isto se tornou algo inédito na UE, que até agora falava de um maior alargamento. No sábado o presidente da França vai reunir-se com os líderes de todos os partidos do país com vistas a discutir as consequências do plebiscito britânico.