Para dia 30 de junho está marcada a chegada de em torno de 40 unidades de equipamento bélico português, inclusive sistemas de artilharia OBUS M119, veículos 4x4 e caminhões militares.
"Em torno de 120 castrenses portugueses participarão juntamente com o exército da Lituânia dos ensaios militares, a serem realizados até o outubro próximo", diz o boletim do ministério.
Esta é a segunda vez que o contingente militar português participa de manobras no território da Lituânia. No ano passado os integrantes das Forças Armadas portuguesas treinaram a cooperação na área do reconhecimento com os colegas do país báltico.
Desde a primavera de 2014 o contingente estadunidense na Polônia e nos países Bálticos realiza a rotação de efetivos no âmbito da operação do exército norte-americano Atlantic Resolve. Militares dos EUA, assim como diverso equipamento bélico (caminhões e veículos blindados 4x4, e viaturas de combate de infantaria Stryker) estão integrados no batalhão "Lobo de Ferro" deslocado em Rucla. Entre outros países que tem participado do programa da rotação em Lituânia até o momento estão a Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Portugal, Hungria e Alemanha.