"Oferecer bilhetes grátis é um gesto de gentileza e de hospitalidade islandesa", disse Guðbjartur Jónsson, gerente da empresa North Sailing, citado pelo jornal finlandês Hufvudstadsbladet.
So the offer for a free #ISL whale watching tour for the losing #ENG team (made way before the match) still stands. https://t.co/VbbljRVvNO
— Reykjavík Grapevine (@rvkgrapevine) 28 июня 2016 г.
A empresa, especializada na organização de passeios de observação de baleias, está situada em Husavik, uma cidade de 2 mil habitantes situada na costa norte da ilha.
"De qualquer maneira, os coitados jogadores da seleção inglesa não podem retornar de jeito nenhum ao seu país, lembrando que 60 milhões de fãs estão com raiva depois da derrota sofrida às mãos da equipe de uma ilha com apenas 300 mil habitantes", disse Jónsson. "Entretanto, vamos oferecer a eles um dia tranquilo, observando baleias e paisagem linda na pequena cidade da ilha nórdica. É uma compensação perfeita."
A bit of colouring in and this could still work out. #ICELANDSMITES pic.twitter.com/8EWzePEXg7
— Reykjavík Grapevine (@rvkgrapevine) 28 июня 2016 г.
A Islândia venceu a Inglaterra por 2 a 1 nas oitavas da UEFA Euro 2016, e enfrentará na próxima etapa neste domingo a anfitriã do torneio, seleção francesa, comandada por Didier Deschamps, que conquistou a Copa do Mundo FIFA de 1998 e ainda a Eurocopa de 2000 como jogador, enquanto o time inglês viaja para outro lado do canal da Mancha depois de sofrer a derrota amarga e humilhante de um dos outsiders da competição.
Além da vitória épica no gramado do estádio, a equipe nacional da Islândia surpreendeu o público com o hino de viquingues e uma coreografia perfeita, reproduzida por dezenas de milhares de torcedores.
The Sound of Smiting pic.twitter.com/Dw9X2OG7Ga
— Reykjavík Grapevine (@rvkgrapevine) 27 июня 2016 г.
O hino foi ainda entoado na noite da segunda-feira nas ruas da capital da ilha, Reykjavík, por aquelas 320 mil pessoas que se juntaram às celebrações em casa.